domingo, 23 de outubro de 2011

Páginas infantis: educando a criança para a cidadania


Acreditando que os cidadãos do futuro precisam ser conscientizados desde já, órgãos como CGU, TCU e Receita Federal aproveitaram o dinamismo dos recursos digitais, para lançar páginas dirigidas ao público infantil. Jogos, brincadeiras e passatempos tentam incutir de forma lúdica conhecimentos básicos de cidadania e controle social. Mas nada impede que os adultos aproveitem para se inteirar de forma bastante didática do universo da gestão pública.
Na página do Leãozinho a Receita Federal mostra para a garotada aprende brincando com jogos como “a corrida do imposto de renda”.
Até mesmo o Superior Tribunal de Justiça criou o “Toguinha”, personagem do site STJúnior, nome da versão infantil da Corte de Justiça. O personagem e sua Turma da Justiça usam recursos audiovisuais como música e jogos para atrair a atenção dos pequenos cidadãos para assuntos insalubres como acórdão e julgamento.
O portal Plenarinho, versão para as crianças da página da Câmara dos Deputados, o pequeno cidadão tem a chance de administrar orçamento de uma cidade fictícia, no Legislândia. O desafio do “Jogo do Orçamento” não é fácil, mesmo para os mais velhos.
A página é uma das mais completas no segmento, com farto material para pesquisa sobre temas ligados à política e cidadania, além de dicionário, jogos, vídeos, passatempos, notícias e papel de parede para baixar.
No Portalzinho da CGU, jogos, quebra-cabeças, quadrinhos e concurso de redação ensinam de forma didática o que a população pode fazer para ficar de olho na gestão pública, trabalhando para o bem estar de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário