domingo, 23 de outubro de 2011

Empresas privadas e 3º setor aderem ao combate à corrupção


Um dos celeiros de iniciativas de combate à corrupção é a própria sociedade civil organizada. Do chamado “terceiro setor” despontam iniciativas como a campanha O que você tem a ver com a corrupção?  0que recebe denúncias e faz um trabalho de conscientização, especialmente crianças e adolescentes.
Criado há seis anos, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), reúne um grupo de voluntários, profissionais da área de fiscalização e controle a cargo do Poder Público, ligados a várias entidades representativas de classe. O objetivo é incentivar o acompanhamento da gestão financeira dos gastos públicos, tanto por parte da sociedade civil, como por parte dos órgãos públicos.
A busca por informações da trilha percorrida pelo dinheiro público continua em páginas como da entidade, Contas Abertas, que desde 2005 acompanha a execução orçamentária dos três poderes da União: Executivo, Legislativo e Judiciário. A página ainda inclui relatórios sobre a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
INICIATIVA PRIVADA – Considerando que o setor público não é o único habitat para a corrupção, um grupo de empresas privadas se reuniu para formar o Projeto “Empresa Limpa”. São 271 empresas de todo o país que assinaram o “Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção”, conjunto de diretrizes e compromissos para uma postura ética no mercado. A maior parte das empresas integrantes são de São Paulo e Minas Gerais. Entre as signatárias do Pacto estão a Eletropaulo e a BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros S/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário