domingo, 23 de outubro de 2011

Alagoanos começam a despertar para o controle social


Os números de denúncias on-line recebidas pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público Federal (MPF) dão pistas de que o cidadão alagoano começa a despertar para os canais de denúncia on-line.
No MPF, onde a identificação do denunciando é obrigatória, foram 198 denúncias entre janeiro até agosto. Numa média de 28 denúncias por dia.  O MPE recebe e investiga denúncias que apontem irregularidades na gestão de recursos federais.
Na CGU, segundo apurou Ojornalweb, entre janeiro e julho deste ano foram recebidas 4.180 denúncias. Desse total, 93 foram enviadas por alagoanos. Nos oito anos em que o órgão disponibiliza as denúncias on-line, foram 42.753 denúncias, sendo 1.117 provenientes de Alagoas.
Outro exemplo do crescimento do interesse do brasileiro por informações dos gastos públicos é o número de acesso do Portal Transparência Brasil, mantido pela CGU. Em 2010, quase 300 mil pessoas (295.160) acessaram o portal, numa média de 42.166 visitas mensais e 1391 visitas por dia.
Para Claúdio Vilhena, da CGU, a disponibilização dos gastos e receitas públicas tem alimentado o crescimento da fiscalização por parte da sociedade. “A medida que o cidadão tem acesso a dados como gastos, orçamentos, ele passa a ficar de olho na aplicação desses recursos, e isso tem alimentado o controle social no país.  Por isso é salutar o aumento da disponibilização das informações da gestão pública, pois incentiva a fiscalização por parte da sociedade”, avalia Vilhena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário